Por quantos dias pode ser utilizada a mesma Erva de Tereré

Apreciar um bom tereré, para muitos brasileiros, deixa o dia mais completo. Sem o tereré parece que algo está faltando em seu dia. Mas muitos tem dúvida sobre quantos dias pode ser utilizada a mesma erva de tereré para tomar seu mate gelado.

 

A erva para tereré é diferente da usada para fazer chimarrão?

Um ponto que não podemos deixar de lembrar é que a erva que se utiliza para fazer o tereré não é a mesma erva usada para o tão popular chimarrão. Pois diferentemente do chimarrão o tereré é feito com água fria ou gelada. Logo não se pode esquecer de utilizar a erva correta para obter um saboroso tereré.

 

Posso servir quantas guampas de tereré com a mesma erva?

Preparando uma vez a guampa, e reabastecendo de água gelada, seguidamente, pode-se servir quantas vezes desejar, sem maiores prejuízos. A erva de tereré, não tendo ficado molhada e parada, continua com o sabor natural preservado, durante toda a rodada de tereré com os amigos, ou mesmo sozinho.

Devemos ter o cuidado de sempre manter a água que colocamos no tereré na temperatura correta, pois senão o gosto pode ser alterado e a gente acaba trocando a erva imaginando que o problema é da erva, mas pode ser apenas a água colocada que não esteja extraindo o melhor sabor da erva.

 

terere

Posso guardar e utilizar a erva de tereré de um dia para o outro?

Quando a erva já umedecida fica armazenada, ela pode azedar, e o sabor azedo pode vir até mesmo a contaminar a guampa utilizada na preparação do tereré, e soltar o sabor de azedo em outros tererés preparados na mesma guampa posteriormente.

 

Por que esse processo ocorre com a erva de tereré?

Isso ocorre porque depois de umedecida a erva passa a se decompor naturalmente, pois é 100% orgânica, e não tendo conservantes ela rapidamente inicia a decomposição, após ter tido contato as a água colocada para se fazer o tereré.

 

Se eu guardar a guampa já utilizada na geladeira eu posso utilizar a mesma erva de tereré quantos dias?

Guardando a erva utilizada na geladeira você consegue atrasar o processo de decomposição, assim ganhando mais tempo sem que a erva fique azeda. Mas muito cuidado, pois esse tempo muda de acordo com diversos fatores que modificam a temperatura interna da geladeira, como a regulagem e modelo da mesma, bem como a quantidade de vezes que ela é aberta.

 

Cuidados com o armazenamento de sua erva de tereré

Temos que ter atenção também pois a erva já utilizada, bem como a guampa, podem pegar odores de outros alimentos que estejam também armazenados na geladeira, deixando o seu tereré com um gosto diferente do desejado, e buscado em um saboroso tereré a ser servido aos amigos e companheiros.

 

Saiba quanto se pode utilizar a mesma erva de tereré para que o tereré esteja sempre saboroso

O ideal é utilizar uma erva nova a cada vez que for tomar o tereré, assim se pode evitar que guampa e bomba fiquem com sabor de azedo gerado pela erva armazenada. Caso uma erva azeda contamine a guampa, ambas devem ser trocadas para garantir o sabor dos próximos tererés.