Veja como fazer gelo rápido para seu Tereré!

l
5 de maio de 2023
gelo rápido

Veja os meios de fazer gelo rápido e usá-lo no Tereré, aqui você vai descobrir dicas fáceis, além do curioso Efeito Mpemba.

Num dia quente, bebidas refrescantes são a pedida, o Tereré é uma dessas, e para espantar o calor é melhor bebê-lo bem gelado.

Mas, e se não tiver gelo no congelador, tem como prepará-lo de forma rápida? Sim, uma das maneiras mais eficazes para isso é usando o Efeito Mpemba.

E como funciona esse método? A seguir você confere todos os detalhes de como fazer gelo rápido.

Gelo rápido usando o Efeito Mpemba: Como funciona?

O efeito Mpemba se aplica à água, basta ferver a água e pouco depois levá-la ao congelador, rapidamente ela se solidifica e assim se obtém o gelo rápido.

Vale conhecer o que é esse tal Efeito Mpemba surgiu em 1969 na Tanzânia.

O método é resultado de uma artimanha do jovem Erasto Bartholomeo Mpemba.

Ele, um aluno do ensino médio, demonstrou um pitoresco fenômeno, a água quente tende a congelar mais rápido do que a água fria.

Erasto produzia sorvetes para vender, uma das etapas de seu preparo era ferver o leite e em seguida colocá-lo na geladeira.

Numa espécie de competição com os colegas, Mpemba mostrava que o líquido fervido até 100°C, após 1 hora no congelador, estava mais sólido do que aquele colocado na temperatura ambiente.

A explicação científica para esse processo só surgiu após muitos estudos, tudo graças à inventividade de um jovem com 13 anos.

Segundo o site Ciência em Ação, o efeito Mpemba já era conhecido na Grécia antiga.

Mais dicas para fazer gelo

Além de usar o efeito Mpemba para conseguir o gelo de maneira mais rápida, existem outras recomendações, tais como:

  • Use fôrmas com tamanho adequado para seu copo ou guampa
  • As pedras de gelo produzidas podem ser armazenadas num saco, ou num mantimento de plástico. Assim, as fôrmas ficam liberadas para congelar mais cubos
  • Não coloque muita água na fôrma, depois de congelada ela tende a dilatar um pouco e podem ficar acima da borda
  • O ideal é colocar o recipiente numa parte plana do congelador, para que as pedras fiquem uniforme
  • Evite empilhar as fôrmas.

Lembre-se também de não forçar para retirar os cubos prontos do recipiente, dependendo do material, a fôrma pode quebrar.

O ideal é usar um pano molhado, preferencialmente com água morna, para que os gelos se soltem sem dificuldade.

Para quem gosta de novidades, hoje em dia pode-se fazer gelo com muitos formatos, você pode encontrar forminhas com símbolos ervateiros, por exemplo, para servir um Tereré personalizado.

Outra possibilidade é congelar a infusão do mate, você pode aproveitar a ideia para criar seu gelo rápido com outras combinações.

Para o melhor Tereré você precisa usar uma erva-mate de qualidade, em nosso site, você confere as principais marcas deste produto!

Acompanhe os artigos do nosso blog para mais dicas sobre o seu Tereré!

Comentários

Leia também

Cadastre-se e receba conteúdo VIP! 

6 + 4 =