Aprenda a Fazer Tereré Sem Entupir a Bomba

Tereré sem entupir a bomba? Se você está iniciando o consumo de um delicioso tereré, já deve ter tentado, sem sucesso, preparar uma cuia. São diversos os insucessos que podem acontecer, desde a erva não ficar no local correto até o entupimento de bomba (descobrir só depois de “pronta” a cuia, que o momento que deveria ser prazeroso, necessitará de um tanto de esforço é um motivo pra tentar acertar na próxima). Não se preocupe, pois até os consumidores mais experientes já passaram e passam por momentos como esse. O importante é saber que sempre há como consertar e você vai aprender agora como preparar o seu tereré diário sem entupir sua bomba, desfrutando de uma mateada e tornando esse o melhor momento do dia.

 

Porque a bomba do tereré entope?

É mais difícil que a bomba do seu tereré tranque se você seguir os passos corretos para a colocação da erva no local e da bomba na guampa. Às vezes, durante a montagem, pode acontecer de, durante um momento de distração, a erva e a bomba saírem de seus lugares, o que pode ocasionar o entupimento. O outro motivo é que, ao colocar a água, essa faça com que a erva também saia do local inicial. Novamente você terá um entupimento da sua bomba. Vamos ao passo a passo, para que você possa degustar seu tereré sem maiores transtornos.

 

Como Fazer Tereré sem Entupir a Bomba

Conheça as diferenças entre os tipos de bombas

O kit básico que você vai precisar para a montagem do seu tereré é a guampa (na falta da guampa, você poderá utilizar um copo médio), bomba para tereré (a bomba própria para tereré é reta em uma ponta e, na outra, ao sair do “canudo”, não se alarga muito, fazendo mais um formato de concha, diferente da bomba do chimarrão, que é curvada em uma ponta enquanto na outra é redonda e bem maior, porém, com furos menores, já que a erva do chimarrão é mais fina). A bomba de chimarrão, por possuir os furos menores, poderá entupir com maior facilidade.

Ainda, a erva própria para tereré, do sabor preferido e água gelada. A erva mate para chimarrão não é indicada para a situação. Alguns utilizam aditivos na água para alterar o sabor. Isso é pessoal. A lista passada é do kit básico. Você acrescenta a seu gosto.

 

Acrescente o que quiser na erva do seu tereré

Dentre o que é possível acrescentar, alguns colocam açúcar e outros colocam sucos de frutas, especialmente as cítricas. Limão, laranja e abacaxi são as campeãs de consumo.

Mas há também os que acrescentam folhas de chás. Camomila, guaco, macela, hortelã, menta, cidreira e outros tantos chás que são possíveis de serem acrescentados. Importante dizer que há uma variedade imensa de ervas saborizadas. Impossível não encontrar o sabor que você está procurando.

 

Como separar a erva mate dos talos

Vamos ao preparo: a guampa ou copo deverão ser preenchidos com 2/3 de erva mate para tereré, à sua escolha de sabor. Tampe esse recipiente, com sua mão ou com nosso exclusivo cevador vira mate, e faça movimentos para cima e para baixo, sacudindo levemente. Isso servirá para separar a erva dos talos mais grossos. Esse é o principal segredo para que a bomba não entupa, já que os talos ficarão embaixo, enquanto a erva estará na parte de cima.

O próximo passo é deitar a cuia, a aproximadamente 45º. Você já poderá tirar sua mão da boca do recipiente ou o cevador. Despeje a água gelada no vão que foi criado, no espaço entre a erva e a parede da guampa ou do copo. Conforme for preenchendo esse espaço, com a água, pode endireitar levemente a sua cuia. Porém, não coloque-a, totalmente, na posição vertical, ainda.

 

Cuidado no momento de colocar a bomba

Agora é o momento que exige mais cuidado. Você vai colocar a bomba. Para isso, com seu dedo, tampe a bomba, com a parte furadinha para baixo. Coloque-a na parte onde está a água. A bomba deverá ficar no fundo do recipiente, firme, contra a erva. Todo esse movimento deverá ser feito sem tirar o dedo da ponta superior da bomba. Isso é outro ponto importante para evitar que a bomba entupa.

Para finalizar, preencha o restante do espaço com a água, até encher a sua cuia, endireitando a posição da sua cuia. Pronto! Você já tem um saboroso tereré para deliciar-se e refrescar-se.