Benefícios do Tereré – Conheça o que o tereré pode trazer de bom para sua saúde

Um alimento rico em diversos nutrientes e que aplaca a sede e o calor. Esse é o tereré, bebida tradicional de algumas regiões do Brasil e da América do Sul e que, por suas propriedades, vem ganhando admiradores Brasil afora. Porém, é importante saber tirar proveito do melhor que dos benefícios do tereré tem a oferecer.

 

Algumas substâncias benéficas que o tereré possui

O tereré é rico em sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio fazem parte de sua composição), proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B, além das vitaminas A, C e E, que são antioxidantes) e compostos como a cafeína, teofilina, metilxantina e teobromina. Também possui óleos essenciais, ácido fólico e caféico, sacarose, frutose e outros açúcares naturais, benéficos à saúde e essenciais ao bom funcionamento do organismo, como sugere a pesquisa realizada pela Faculdade São Lucas e divulgada em seu blog. As substâncias presentes no tereré, suas quantidades e suas combinações permitem que a saúde seja especialmente premiada com os benefícios do tereré. Além de todos os benefícios, dos quais trataremos em seguida, a bebida à base da planta erva-mate, natural e sem aditivos, é um estimulante natural. Substituta, com ampla vantagem, de outras bebidas estimulantes, já que além do efeito estimulante, traz junto uma “farmácia” natural, com substâncias que permitem que a saúde se apresente em toda a sua plenitude.

 

Benefícios do Tereré para sua Saúde

Tradição, Saúde e Relações Fortalecidas

As suas propriedades estimulantes não se restringem às atividades físicas e mentais. A circulação sanguínea também é estimulada através do consumo dessa saborosa e tradicional bebida. Por meio dessa estimulação da circulação, diversas outras funções corporais são beneficiadas. Batimentos cardíacos, digestão (e por consequência, a evacuação e a micção são funções que são executadas melhor e mais eficientemente), respiração, memória e sistema nervoso são apenas algumas das funções básicas do corpo que são afetadas positivamente pelo consumo recorrente do tereré. Auxilia no emagrecimento, tonifica a musculatura e diminui as concentrações do colesterol ruim no sangue. A bebida também auxilia na eliminação de estados depressivos. Seja pelo consumo de inúmeras substâncias benéficas, seja pelo consumo em contato com pessoas, aproximando relações e fortalecendo a tradição. O consumo do tereré traz consigo uma infinidade de vantagens que quem já é fã da bebida sabe e usufrui.

 

Aproveite os benefícios consumindo como moderação

Porém, para poder aproveitar todos os benefícios que o tereré oferece, é importante tomar alguns cuidados, pois, o que poderia ser positivo, pode ter efeito contrário na sua saúde. Pessoas hipertensas devem tomar cuidado com o excesso no consumo já que isso pode causar aumento na pressão arterial. As pessoas anêmicas devem ter cuidado devido ao seu consumo dificultar a fixação do ferro no organismo. Outro efeito colateral, que pode ocorrer em pessoas mais sensíveis aos componentes da erva-mate é a insônia. Como sempre, o cuidado com o consumo excessivo é fundamental.

Outro cuidado importante a ser tomado diz respeito ao compartilhamento da bomba utilizada para o consumo. Deve-se evitar compartilhar com pessoas que estejam acometidas de moléstias que possam ser transmitidas pela saliva. Por isso, é importante possuir mais de um conjunto de bomba e guampa. Você não vai deixar ninguém de fora da roda de tereré ou, mesmo, de degustar um gostoso e refrescante tereré por conta disso, não é mesmo?

Tags: ,
Share: 0