Tereré – apreciando a bebida em todos os aspectos

l
16 de outubro de 2020

Tereré – benefícios à saúde, cultura e tradição

Época de muito calor e o consumo de líquidos auxilia a suportar esses dias, não é? Que tal unir os benefícios do consumo de um líquido com vitaminas e minerais importantes e necessários para o corpo e um sabor agradável, que conquista cada vez mais adeptos e que, ainda, pode ser incrementado conforme a sua preferência?

Conheça melhor o tereré, uma bebida natural e que, se não bastasse os prós citados, ainda tem raízes culturais e históricas indiscutíveis.

 

De onde vem o costume do “chá gelado”?

Apesar da origem não estar bem clara, se é indígena ou se os soldados da Guerra do Paraguai são os autores da refrescante bebida, o certo que não somente seu sabor marcante atrai, mas também tudo o que a saúde tem a ganhar com o consumo regular do tereré.

O Paraguai é o grande consumidor do tereré, mas estados que fazem divisa com o país, como Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Mato Grosso e Goiás também se destacam como grandes apreciadores da bebida à base de erva mate.

Nessas regiões, consumir o tereré é uma tradição. Seja in natura ou acrescido de suco, a bebida é um sucesso, não somente por minimizar os efeitos do calor das regiões citadas, mas pelos efeitos benéficos à saúde, que não são poucos.

 

Quais os benefícios diretos à saúde?

 

A bebida regula as funções intestinais e diuréticas, age como estimulante além de aumentar o gasto energético do corpo. Dessa forma, auxilia na perda de peso e na diminuição ou manutenção do colesterol ruim – LDL. Como a erva utilizada é rica em antioxidantes, auxilia o cérebro na manutenção das funções da memória e da concentração. Também contém vitaminas como a A, B1, B2, E e C, assim como sais minerais, proteínas, fibras e cafeína e, como fonte de cálcio, faz bem aos ossos.

Os benefícios à saúde, ainda, se estendem à tonificação da pele, regularização da respiração, regeneração celular, promove sensação de bem estar e vigor e elimina estados depressivos.

 

O que é necessário para degustar de um tereré?

O consumo do tereré é um ritual à parte. Com ervas saborizadas, guampas em formatos diversos e o uso de bomba específica, a preferência do consumidor é o que dita como será a roda do teres, como também é carinhosamente chamada a bebida.

As cuias podem ser de plástico, de chifres (chamados de guampa), de alumínio, madeira ou de porongo, um fruto não comestível, formado por uma casca grossa, sem polpa e com sementes que, após seco, é utilizado para o tereré e para o chimarrão. Algumas cuias, de plástico, mais parecem uma garrafa (squeeze), com isolamento térmico e um bom espaço, usado até mesmo para colocar gelo. Confira alguns modelos:

Mas há outros acessórios para consumo do tereré: bombas, garrafas térmicas, porta erva e botijões térmicos.

As variações da erva utilizada para o tereré são inúmeras: além da erva mate natural, há nos sabores de limão, abacaxi, boldo, hortelã, menta, cereja, açaí, energético, ice blue, abacaxi e mais uma infinidade. Confira alguns tipos de erva de tereré:

A variedade de sabores permite consumir de acordo com a sua preferência!

O consumo do tereré é um exercício de liberdade. Enquanto o chimarrão possui regras mais rígidas para a degustação, o tereré permite o consumo puro, com erva mate natural ou ervas saborizadas ou em conjunto com um suco de sua preferência. Assim, o suco pode ser artificial, o que permite uma maior possibilidade de sabores, ou natural, ampliando as características benéficas da bebida.

Ficou interessado mas não sabe onde procurar os itens? Encontrar tudo o que é necessário para degustar um bom tereré está bem ao seu alcance. Lojas online oferecem uma completa linha de acessórios, cuias, bombas e outros itens que você vai utilizar para poder usufruir de todos os benefícios que a erva mate traz para a sua saúde e para a socialização.

Compre agora produtos para seu tereré!

Comentários

Leia também

Cadastre-se e receba conteúdo VIP! 

15 + 10 =

Iniciar Chat
1
💬 posso lhe ajudar a comprar produtos?
Olá!
Gostaríamos de lhe ajudar a comprar produtos para seu tereré online. Vamos conversar?