Conheça os tipos de Guampas!

l
18 de maio de 2021
guampas

As guampas são muito usadas ao tomar Tereré, mas você sabia que elas são produzidas em diferentes formatos?

Confira os modelos mais interessantes de guampas e aprecie melhor essa bebida típica.

Você sabe escolher os acessórios para tereré?

Guampas

guampas

Em muitos estados brasileiros, principalmente os da região sul e centro-oeste, consumir a erva mate fria é hábito. Porém, não é somente esta a diferença entre o Tereré e o Chimarrão (tomando quente). Existe distinção na forma de preparo, no tipo de erva e no recipiente de consumo da bebida. Nesse último aspecto, a erva-mate fria é tomada, também, nas guampas. É o vasilhame usado ao consumir o Tereré.

A partir de uma das partes do chifre de boi se fabrica essa espécie de copo em alguns modelos, um formato alongado e pontiagudo. Em seu acabamento é comum se aplicar madeira, sobretudo, ao lacrar uma das extremidades. Porém, dentro do recipiente é revestido com plástico ou alumínio. A utilização destes materiais é um meio de garantir o frescor da bebida, pois se toma bem gelada. Por outro lado, não se usa apenas as guampas ao consumir o Tereré, também é necessário a ajuda de bombilhas de absorção da erva-mate fria.

Os tipos de guampas

No mercado serão oferecidos modelos de guampas a todos os gostos, confira os destaques:

Guampas Chifre com Bomba

Formato clássico, produzido somente pelo chifre, é polido e transformado em cuia. Sua capacidade é de 250 ml e o copo tem 15 cm de altura, bem prático diariamente, também é o mais popular.

Guampas de plástico

Tem formato semelhante ao chifre de boi, mas é todo em plástico. Uma opção ao estimular nas crianças o hábito de consumir o mate gelado. É encontrada em muitas cores, porém, tem dimensões menores do que os modelos tradicionais de guampa (7 cm de bocal e 14,5 cm de altura), mas sua capacidade é de 250 ml.

Guampas de Alumínio

Em sua parte interna, tem o revestimento em alumínio e por fora a estrutura do chifre. Dentre os tipos de guampas, este é o mais eficiente na conservação da bebida gelada.

Outros recipientes

Decerto, não só existem as guampas, é possível apreciar a erva-mate fria em vasilhames como:

  • Cuias de alumínio – Quem gosta do formato tradicional da cuia de chimarrão;
  • Copos de alumínio revestidos com couro – Une estilo e capacidade térmica;
  • Copo quadrado de inox – Um item estiloso;
  • Garrafa plástica – Armazena até 1 litro da bebida pronta;
  • Copo de plástico com peneira e bomba – Praticidade da erva-mate gelada.

Os copos costumam ser muito usados ao servir drinks, pois facilitam a ornamentação e o preenchimento com gelo, por exemplo. Os modelos fabricados em plástico são mais práticos ao lavar, resistentes e podem ser transportados na bolsa sem dificuldades. Essa diversidade de guampas é para atender os diferentes gostos, cada um pode fazer seu estilo no momento. Escolha o seu e aproveite se refrescando naqueles dias de calor.

Tereré – apreciando a bebida em todos os aspectos

Comentários

[ufc-fb-comments]

Leia também

Cadastre-se e receba conteúdo VIP! 

2 + 2 =