Para que serve o Tereré?

l
1 de abril de 2022
para que serve o tereré

O mate gelado é cada vez mais popular no país, mas você sabe para que serve o Tereré? Você vai descobrir que essa tradicional bebida tem benefícios incríveis.

Recentemente o Tereré recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, distinção oferecida pela Unesco.

A menção faz jus à tradição em torno da bebida, que chega ao Brasil nos pesados dias da Guerra do Paraguai, e é muito consumida no Centro-Oeste e Sul.

Mas, além de seu sabor marcante, o que é que proporciona o consumo do mate frio? Confira a seguir para que serve o Tereré.

Para que serve o Tereré?

Quando a gente pensa para que serve o Tereré, podemos pensar que como ele é servido frio, ele serve para refrescar, ao contrário do Chimarrão.

A bebida tem a erva-mate seu principal ingrediente e este poderoso vegetal que contém nutrientes essenciais para o funcionamento de nosso organismo.

Quando você usa uma guampa ou uma cuia para servir seu mate frio, celebra a tradição e melhora sua saúde.

A melhor forma de consumir esse mate é gelado, você vai precisar de erva-mate própria para Tereré (que é um pouco mais grossa da usada no preparo do Chimarrão) e água gelada.

O modo de preparar do Tereré tradicional é o seguinte:

  1. Separe sua guampa, copo ou cuia, mais sua bomba
  2. Coloque cerca de 2/3 de mate no recipiente
  3. Use a bomba para pressionar a erva-mate num dos lados do recipiente (você pode deitá-lo um pouco para facilitar
  4. Agora molhe o mate que absorva a água gelada (mantendo o recipiente inclinado, por até 1 minuto)
  5. Erga o copo, a guampa ou a cuia e posicione sua bomba. O mate gelado já pode ser consumido.

para que serve o tereré

Benefícios do Tereré para a o seu organismo

Quem toma Tereré tem os seguintes benefícios citados abaixo

  • Emagrecer: a erva-mate tem efeito termogênico, ou seja, aumenta o calor do corpo, por consequência o processo metabólico, e favorece a queima da gordura corporal. É preciso associar o consumo da bebida a hábitos saudáveis, mas o Tereré será um aliado incrível na eliminação de peso
  • Prevenir de doenças: antioxidantes estão presentes nos nutrientes do Tereré. Desse modo, a ingestão regular da bebida contribui para prevenção de doenças que atingem a pele, sobretudo. Só para ilustrar, a erva-mate é bem mais eficaz nesse tipo de proteção do que o chá verde
  • Diurético: se você precisa eliminar toxinas do corpo, o Tereré também pode auxiliar. Junto ao consumo de água, a bebida ajuda na limpeza do organismo
  • Estimulante natural: na relação dos benefícios está seu efeito estimulante. Isso é possível pela alta concentração de cafeína, substância natural capaz de aumentar as funções do corpo. Por isso que muitas pessoas tomam o mate frio antes e depois de realizar exercícios, ou até mesmo para melhorar a concentração
  • Fonte de vitaminas: na erva-mate estão presentes as vitaminas do complexo B, bem como vitaminas A, C e E. O vegetal é rico em sais minerais.

Agora que já conhece para que serve o Tereré, é só saboreá-lo e aproveitar suas vantagens para o corpo e mente.

Acompanhe mais informações sobre Tereré no nosso blog!

Comentários

Leia também

Cadastre-se e receba conteúdo VIP! 

3 + 5 =