A origem da roda de Tereré!

l
12 de agosto de 2022
roda de tereré

A roda de Tereré é tradição presente em muitos lugares da América do Sul, mas, como ela surgiu? e qual foi a maior concentração de apreciadores da bebida até hoje?

A erva-mate é usada para fazer duas bebidas bem conhecidas no sul e centro-oeste do Brasil, o Chimarrão e Tereré.

Para apreciá-las existem algumas formalidades que ajudam a preservar as tradições, dentre elas temos as rodas de apreciadores do mate frio.

Esse momento de comunhão é fundamental para quem gosta do mate frio, descubra a seguir tudo sobre a origem da roda de Tereré.

Roda de Tereré: Como surgiu?

Muitas histórias estão vinculadas à origem da roda de Tereré, fala-se até que um enviado do Deus Tupã (reverenciado pelos guaranis) mostrou como se faz a infusão de erva-mate e como ela traria mais vigor aos guerreiros.

No entanto, sua popularidade cresceu após a Guerra do Paraguai, durante as batalhas sangrentas, muitos soldados paravam para tomar o refrescante Tereré.

O hábito pertencia aos paraguaios, porém, brasileiros e argentinos passaram a consumir o energético natural, e justamente nesses momentos de trégua é que se fazia a roda para apreciar a bebida.

Outro momento histórico reforça esse costume é também na guerra do Chaco, travada entre Paraguai e Bolívia.

Muitos militares evitavam tomar Chimarrão para não acender fogueiras, desse modo, não se expunham no campo de batalhas.

Nessas ocasiões fazer um círculo para tomar o mate frio era indispensável, tanto que até hoje os apreciadores adoram beber o Tereré em grupo.

Vai mais além do que saborear a erva-mate, é uma oportunidade para colocar o papo em dia, uma conversão social.

Um dos exemplos que serve para comprovar isso, foi um evento promovido em 2017 no Paraguai.

Você vai conferir a seguir como o mate frio chegou ao Livro dos Recordes.

roda de tereré

O recorde mundial da roda de mate frio

Segundo uma notícia o site do G1, em 2017, cerca de 1.332 paraguaios se reuniram em Assunção na Avenida Costanera para dar vida à maior roda de mate frio do mundo.

O evento curioso foi parar no Guinness Book e precisou seguir as seguintes regras:

  • Todo participante precisava ter seu kit Tereré
  • Era necessário tomar 400 ml da bebida num tempo de 15 minutos.

As condições não foram problema para os participantes, que conseguiram quebrar o recorde anterior de 1.102 pessoas, em uma roda montada no Mato Grosso do Sul.

O Paraguai desde 2011 vem realizando ações para consolidar a tradição da bebida.

Neste ano, por exemplo, a infusão se tornou Patrimônio Nacional e em 2015, foi lançada a moeda de 1 guarani forjada que celebrava o Tereré.

Todo esse movimento serve para popularizar a bebida, aqui no Brasil o mate frio tem ganhado telinhas e apoio das celebridades.

Na novela “Pantanal”, por exemplo, sempre se mostra as rodas para beber o Tereré.

Muitos atores têm declarado a paixão pela bebida, o que vem contribuindo para rememorar os históricos pantaneiros e os povos guaranis.

Junte seus familiares e amigos para fazer sua roda de Tereré personalizada! Faça seu papel para manter a tradição forte!

Acompanhe mais artigos sobre o Tereré no nosso blog!

Comentários

Leia também

Cadastre-se e receba conteúdo VIP! 

6 + 9 =