Veja os meios de fazer gelo rápido e usá-lo no Tereré, aqui você vai descobrir dicas fáceis, além do curioso Efeito Mpemba.
Num dia quente, bebidas refrescantes são a pedida, o Tereré é uma dessas, e para espantar o calor é melhor bebê-lo bem gelado.
Mas, e se não tiver gelo no congelador, tem como prepará-lo de forma rápida? Sim, uma das maneiras mais eficazes para isso é usando o Efeito Mpemba.
E como funciona esse método? A seguir você confere todos os detalhes de como fazer gelo rápido.
Gelo rápido usando o Efeito Mpemba: Como funciona?
O efeito Mpemba se aplica à água, basta ferver a água e pouco depois levá-la ao congelador, rapidamente ela se solidifica e assim se obtém o gelo rápido.
Vale conhecer o que é esse tal Efeito Mpemba surgiu em 1969 na Tanzânia.
O método é resultado de uma artimanha do jovem Erasto Bartholomeo Mpemba.
Ele, um aluno do ensino médio, demonstrou um pitoresco fenômeno, a água quente tende a congelar mais rápido do que a água fria.
Erasto produzia sorvetes para vender, uma das etapas de seu preparo era ferver o leite e em seguida colocá-lo na geladeira.
Numa espécie de competição com os colegas, Mpemba mostrava que o líquido fervido até 100°C, após 1 hora no congelador, estava mais sólido do que aquele colocado na temperatura ambiente.
A explicação científica para esse processo só surgiu após muitos estudos, tudo graças à inventividade de um jovem com 13 anos.
Segundo o site Ciência em Ação, o efeito Mpemba já era conhecido na Grécia antiga.
Mais dicas para fazer gelo
Além de usar o efeito Mpemba para conseguir o gelo de maneira mais rápida, existem outras recomendações, tais como:
- Use fôrmas com tamanho adequado para seu copo ou guampa
- As pedras de gelo produzidas podem ser armazenadas num saco, ou num mantimento de plástico. Assim, as fôrmas ficam liberadas para congelar mais cubos
- Não coloque muita água na fôrma, depois de congelada ela tende a dilatar um pouco e podem ficar acima da borda
- O ideal é colocar o recipiente numa parte plana do congelador, para que as pedras fiquem uniforme
- Evite empilhar as fôrmas.
Lembre-se também de não forçar para retirar os cubos prontos do recipiente, dependendo do material, a fôrma pode quebrar.
O ideal é usar um pano molhado, preferencialmente com água morna, para que os gelos se soltem sem dificuldade.
Para quem gosta de novidades, hoje em dia pode-se fazer gelo com muitos formatos, você pode encontrar forminhas com símbolos ervateiros, por exemplo, para servir um Tereré personalizado.
Outra possibilidade é congelar a infusão do mate, você pode aproveitar a ideia para criar seu gelo rápido com outras combinações.
Para o melhor Tereré você precisa usar uma erva-mate de qualidade, em nosso site, você confere as principais marcas deste produto!
Acompanhe os artigos do nosso blog para mais dicas sobre o seu Tereré!